Resenha Crítica | Turistas (2006)

Turistas, de John Stockwell

A maioria dos filmes atuais de terror ou suspense se trata basicamente de refilmagens de clássicos ruins (como “A Casa dos Maus Espíritos” e “A Bruma Assassina”, que inspirou, respectivamente, “A Casa na Colina” e “A Névoa”) e aquelas fitas capengas descartadas diretamente ao mercado de vídeo. “Turistas” quase se enquadra na segunda categoria, escapando do abismo por um ou outro achado.

A atriz principal é Melissa George, que vem conferindo desenvoltura como heroína no gênero, e todo o projeto é orquestrado por John Stockwell, responsável pelo regular “Mergulho Radical”. Ele demonstra ser um mestre-cuca nas sequências subaquáticas, filmadas com beleza e tensão sufocante. Pena que a história sobre turistas que após acidente de ônibus em viagem de verão para o Brasil se envolvem com quadrilha que trabalha com tráfico de órgãos não tenha competência suficiente para justificar tanta polêmica.

Como curiosidade, os produtores de “Turistas” iriam filmar e concentrar o roteiro apenas em locações da Guatemala, mas a violência de fatos do nosso país é tão expressiva que desenvolveram toda a ação somente por aqui. Seria essa a imagem que exportamos para fora ou os turistas americanos já estão acostumados com nossa rotina através dos passeios turísticos? De qualquer maneira, o filme diverte sadicamente com o mórbido argumento.

16 Comments

  1. Túlio: pelo visto você deve ter feito bom proveito da fotografia que postei referente ao “Turistas”, onde é perceptível o letreiro “cuidado” descrito na rua, rsrsrsrs…“Pânico na Floresta” é uma lástima de tão ruim (mesmo que tenha achado cool a morte da gracinha Emmanuelle Chriqui), e “Turistas” até que mantém uma boa distância deste péssimo exemplar.Ótima semana para você também!

    Curtir

    Responder

  2. Alex, nem tenho nada contra o sadismo divertido do filme não. Nem me incomodo com os americanos rirem da nossa cara. Só que fico triste ao ver que bons e inteligentes filmes de terror como JOGOS MORTAIS são cada vez mais raros. Isso me preocupa.abração!

    Curtir

    Responder

  3. Um Hostel piorado.Essa é a melhor imagem que esse filme consegue me passar, tanto que ainda nem perdi meu tempo vendo isso.Mas de qualquer jeito, vou dar uma olhada no filme nesse final de semana, pra ver se é tão ruim assim quanto eu tenho lido, ou se é ainda pior haeuauahaAbraços!

    Curtir

    Responder

  4. Túlio: estão raríssimos mesmo!Tanto que estas imitações baratas de “Saw” já estão irritando tamanha quantidade de plágios. Obs.: eu não gosto TANTO de “Jogos Mortais”…

    Curtir

    Responder

  5. Renato: calma, calma!Nada consegue ser pior do que “O Albergue”, e isso nem com esforço!Se você rir de todos os momentos de “Turistas” (o que ocorreu comigo em determinados momentos), vai se divertir bastante!Grande semana!

    Curtir

    Responder

  6. Näo gostei. O filme tem problemas demais e sua mediocridade assuta. Com um pouco mais de inspiracao e menas previsibilidade, poderia ter sido ao menos assistivel, mas o longa insiste em se segurar na mediocridade e nao solta.2/5 estrelas

    Curtir

    Responder

  7. Alex. Nesse caso discordo quase que completamente. O filme não funcionou em nenhum momento como fita de horror (algum susto?) e para os brasileiros acho que é ainda mais lamentável. O elenco é atraente e as paisagens são belas (nem todas), mas o conteúdo é digno de nota 0 – mas daria uma nota 1,0 em consideração à trama altamente nonsense – rsrsrs…Té mais!

    Curtir

    Responder

  8. Wally: com toda certeza se houvesse muito mais delineamento no roteiro, o filme poderia resultar numa bela produção polêmica-social. Mas fazer o que, a fórmula deste gênero de vez em quando me conquista rsrsrsrsrs…

    Curtir

    Responder

  9. Saudações, Vinícius!Estou vendo que os comentários estão totalmente unânimes!Daria duas estrelas, mas os pontos que analisei fizeram com que eu teimasse com um três. E percebi que muitos ficaram insatisfeitos com o filme, que é entreter com um tema um tanto delicado e trágico para nós, pois vi muitas pessoas saírem da sala no meio do filme. De qualquer modo, obrigado pela opinião, pois é sempre importante discutimos com filmes-polêmica…Grande semana!Obs.: respondi seu comentário no post sobre a Nicole.

    Curtir

    Responder

  10. Alex, até que eu gosto muito de JOGOS MORTAIS. Nem sei, mas todo aquele desespero claustrofóbico me deixa tenso do começo ao fim! pena que as continuações baixaram o nível.abração!

    Curtir

    Responder

  11. Túlio: gosto bastante de “Jogos Mortais”. Tenho até o original e sua primeira continuação no DVD…Mas, apesar de todo o clima enigmático e de todos os elementos de um bom horror, o filme não me satisfez 100%. Em determinados momentos, as continuações pareciam demonstrar que só sobreviveriam elaborando um final surpresa, falha que prejudicou demais “Jogos Mortais III”E entrando no clima horror do Blog, em breve posto sobre “Sangue e Chocolate”, baseado em famoso best-seller.Tudo de bom, Túlio!

    Curtir

    Responder

  12. Olá tudo joia?Muito bacana o teu blog, achei o link por ai…e entrei!Também tenho um blog de cinema, depois aparece por lá!”Turistas” agitou muito os brasileiros, mas acabou mal utilizando a crítica ignorante que pretendiam usar, porque sinceramente não é racional levar a sério o que vemos no filme, eu o encaro apenas como um terror para distrair!AbraçoooMeu blog:http://eco-social.blogspot.com/

    Curtir

    Responder

  13. Willian, seja bem-vindo por aqui!Fique livre para sempre dar a sua opinião!Particularmente, ao encarar o filme nos cinemas, não percebi nenhuma espécie de pretensão em fazer crítica aos brasileiros ou a maneira como convivemos, e sim, um furo para criar uma trama repleta de violência. Também encarei como passatempo e até que me foi valido de alguma forma. Dei uma visita no seu endereço, mas o tempo esgotou para ler os seus textos.Pode deixar que em breve faço uma visita!Abraços e obrigado pela visita e opinião sobre o filme.

    Curtir

    Responder

  14. Alex. Acho que achei o filme tão ruim justamente por mostrar o Brasil de forma tão deplorável. Mas se eu não fosse brasileiro (e não soubesse das situações que ocorrem em nosso país) provavelmente daria 2 estrelas ao filme 😉

    Curtir

    Responder

  15. Vinícius: mesmo que “Turistas” mostre uma imagem um tanto estereotipada do nosso Brasil, ocorreu sim algumas verdades durante a produção, como o tema que ele utiliza para a matança dos personagens. Mas como disse anteriormente, não acredito que o filme tenha a pretensão de fazer alguma crítica sobre o assunto, e sim, utilizá-lo como pano de fundo para entreter.

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário