Resenha Crítica | Os Mensageiros (2007)

Sempre houve no Homem certo fascínio em desvendar os enigmas enquanto a nossa existência. E por mais que a ciência insista em localizar uma explicação para este mistério, nunca somos capazes de encontrar explicações plausíveis que vá além de nossa fé em algo fora do nosso alcance. O mesmo pode ser aplicado quando pensamos na morte, pois qual o destino que nos aguarda? Será apenas um eterno repouso ou nossa missão em Terra ainda não terminou? É nesta questão que o j-horror vem investindo só que com uma perspectiva nada otimista. Ainda que tenha passagens ao seu desenvolvimento que justifique o título desta primeira investida dos irmãos diretores Oxide Pang Chun e Danny Pang em território americano, as almas que habitam corpos agora pútridos retornam, assim como outras produções da mesma linha, para “trabalharem” como informantes de uma tragédia passada, onde o “descanse em paz” só será selado quando o contato do além for correspondido por aqueles que ainda estão vivos.
.
Mas não se enganem enquanto essa parte “pensante” que a premissa sugere sobre os mortos. O que notamos aqui é que os irmãos Pang já não têm a mesma habilidade que foi capaz de beneficiarem uma história que chagasse com sucesso ao extremo desta questão, como visto em “The Eye – A Herança” (que, inclusive, terá um remake americano estrelada por Jessica Alba) e na sua sequência, “Visões”. Essa trama escrita por Mark Wheaton, que se inspirou num conto de Todd Farmer, centra-se na adolescente Jess (Kristen Stewart), que enfrenta algumas dificuldades com os pais (estes interpretados por Dylan McDermott e Penelope Ann Miller) devido o trauma que atingiu o seu irmão de três anos, que não diz uma palavra sequer. Tudo piora quando presencia estranhos fenômenos na casa onde acaba de se estabelecer em Dakota do Norte e tem somente o seu irmãozinho como testemunha, fazendo com que ela tente desvendar o mistério do surgimento das assombrações para sair intacta do perigo sem o apoio de outra pessoa. O mais assustador, entretanto, é testemunhar que o drama familiar raso (sobre a irresponsabilidade de Jess) consegue atingir uma boa resolução no desfecho, enquanto o horror, crescente e arrepiante, é finalizado com uma revelação estapafúrdia. Existe sustos de sobra e Kristen Stewart, longe de clínicas de reabilitação colunas de tablóides, firma-se como jovem atriz mais talentosa em atividade. Mas o resultado é duro de engolir.
.
Título Original: The Messengers
Ano de Produção: 2007
Direção: Oxide Pang Chun e Danny Pang
Elenco: Kristen Stewart, Dylan McDermott, Penelope Ann Miller, John Corbett, Evan Turner, Theodore Turner, William B. Davis e Jodelle Ferland.
Nota: 5.0

26 Comments

  1. Alex, achei que o filme tinha momentos bons de direção e suspense e outros péssimos de drama que faltavam consistencia. É um trabalho bem mais ou menos, mas não recomenda.Mesma cotação. Nota 5,0 [**]Cade as estrelas?? :)Ciao!

    Curtir

    Responder

  2. Wally, mesmo com aquele desfecho horroroso, até que recomendaria a fita, já que rende uma diversão razoável.Então, desisti (ao menos por enquanto) as estrelas. Mas elas estaram presentes em todos os fechamentos do mês.”Ciao!” (?)

    Curtir

    Responder

  3. Os irmãos Pang se venderam para o cinema americano ( que nos quesitos de horror anda mal das pernas, salvando-se alguns filmes ). Esses novos filmes dele nem tem o mesmo clima de “Eye-A Herança”, mas eles já haviam feito merda com aquele The Eye 10.Nem vi esse Mensageiros, nem quero ver.

    Curtir

    Responder

  4. Com essa resenha se confirma elementos que vão dando fim a uma “onda” de superestimar diretores orientais… ou será que eles só funcionam em sua terra?

    Curtir

    Responder

  5. Pô, ainda não esse filme, nem quero ver, depois da tua resenha menos ainda. Mas como o vício fala mais alto, sei que um dia acabarei vendo-o.Passei só pra dizer que coloquei o Cine Resenhas na minha lista de acessos também.Abraço Alex.

    Curtir

    Responder

  6. cara, achei esse filme muito ruim… eu acho que para quem se pressupoe a fazer um filme de terror/suspense seja lá o que for, não pode ter essas oscilações tão crueis no roteiro e na direção… aliais isso acho qeu vale para todos os filems, ma stem alguns que até dá pra aturar por passar alguma mensagem ou por simpelsmente divertir… nenhuma das duas opções para esse…

    Curtir

    Responder

  7. Thales, sou fã do trabalho dos irmãos Pang. Bem, ao menos até ver este “Visões 2” (ou “The Eye 10”). O conceito caiu ainda mais com aquele horroroso “Assombração”, que tem os efeitos especiais salvam. Nota-se que essa primeira “viagem” para Hollywood não foi confortada. Quem sabe num próximo filme?

    Curtir

    Responder

  8. Rodrigo, concordo. “Os Mensageiros” é um filme que não acredita no potencial de sua própria história. Se não houvesse tanto desleixo e mais seriedade ao transportar o que está no papel para a tela de cinema, o resultado poderia ser muito mais satisfatório e assustador. Mas duvido que um filme consiga superar a maestria de “Os Outros”, um suspense que tocou neste tema sobre “mundo dos mortos” como nenhum outro.

    Curtir

    Responder

  9. Alex, da pra ver que tu é um cara que gosta do genero, mas tb corajoso, pq está dificil de sair um terrorzinho decente ultimamente.Isso me desanima cmpletamente, e prefiro ver na base da indicaçao, pra nao perder tempo.A proposito, O Hospedeiro tem previsao de chegar as locadoras quando, vc sabe?Gostei muito da tua resenha sobre ele, mas nao emcontro o filme.

    Curtir

    Responder

  10. Rogério, nem é questão de coragem. Na época em que vivemos muitas vezes é difícil definir de cara o que é ruim e o que é bom. No caso de “Os Mensageiros”, as fichas foram todas apostadas nos realizadores. Para a infelicidade de todos os cinéfilos brasileiros que terão o azar de ver o filme sem querer algum dia (heheheh…) “O Hospedeiro” já está disponível em DVD a um bom tempo. A Swen Filmes disponibilizou o filme no dia 12 de Setembro. Boa sorte!

    Curtir

    Responder

  11. Faz um bom tempo que não vejo a um bom filme de terror.”Visões” é a sequência de “The Eye”??Assisti “Visões”, e é de um terror bem trash, chegando a ser cômico pra mim. heheDe qualquer forma, passarei longe de “Mensageiros”. heheAbs!

    Curtir

    Responder

  12. Victor, não fale mal de “Visões”, rs. Então, ele é sim a continuação de “The Eye”. É que houve um certo equívoco da distribuidora nacional, lançando a trilogia dos irmãos Pang sem muita ligação nos títulos. O filme que fecha a série é “Visões 2 – A Vingança dos Fantasmas”.

    Curtir

    Responder

  13. Acho que Os Mensageiros têm seus momentos, gosto, principalmente, da utilização dos corvos, o bicho medonho, mas tenho que concordar que o roteiro põe quase tudo a perder.

    Curtir

    Responder

  14. Até que vi alguns bons comentários sobre esse filme na época de seu lançamento, mas depois de ver outro longa dos irmãos Pang (e que é a pior coisa que já vi dentro do gênero de terror), prometi passar longe de “Os Mensageiros”. Acho que irei permanecer com essa posição ;-)Abraço!

    Curtir

    Responder

  15. Oi alex!Sumi sim!!Eh que to em Londres..ja tem um mes. Daki a 15 dias volto pro Brasil. Quando acesso a internet daqui eh so para olhar email, orkut, coisas rapidas!Mas terei que fazer 2 criticas pro meu professor ate a semana que vem e ponho no blog!Ebtra em contato pelo orkut viu?Abraco!

    Curtir

    Responder

  16. O ponto alto desse filme, na minha opinião, é a atuação da Kirsten Stewart – que, concordo, vem se firmando como uma atriz a se prestar atenção num futuro mais próximo.

    Curtir

    Responder

  17. Paulo, boa lembrança. Todas as sequência com os corvos são eletrizantes, não deveria ter deixado de mencionar. Teria gostado do filme, mas é uma pena que a conclusão do mistério tenha se dado de forma tão improvável.

    Curtir

    Responder

  18. Vinícius, qual seria este filme dos Irmãos Pang que você detestou? Fiquei curioso agora. Anteriormente, gostava bastante do trabalho dos diretores, mas veio aquela tosqueira de “Visões 2 – A Vingança dos Fantasmas” e, em seguida, “Assombração” que pôs todos os créditos acabarem.

    Curtir

    Responder

  19. Andressa, não imaginava que você estava em Londres. Espero que esteja aproveitando bastante a viagem.Então fico aguardando ambos os textos que você deve publicar no seu endereço. E pode deixar que envio notícias através do Orkut. Beijos, e obrigado pela visita!

    Curtir

    Responder

  20. Cassiano, nota-se que o cinema de horror asiático não está com toda a força de antes. E muitos dos melhores cineastas deste ramo estão se perdendo totalmente com a pressão dos “produtos americanos”. Mas existe muita coisa boa vinda deste cinema. Basta procurarmos para confirmar.

    Curtir

    Responder

  21. Kamila, com toda a certeza. Kristen está numa fase onde o melhor meio de se chamar a atenção, de modo prático, é estrelando filmes de terror e suspense. E convenhamos que está seguindo à risca muito bem, como notamos em “O Quarto do Pânico”, “Garganta do Diabo” e agora em “Os Mensageiros”. Essa garota tem um talento enorme também em outros gêneros, como vemos em “Encontros do Acaso” e “O Silêncio de Melinda”. Vamos torcer para que novas portas abram na sua frente e que não tente seguir os passos dignos de uma Lindsay Lohan da vida.

    Curtir

    Responder

  22. Pedro, como disse antes, existe atrativos que fazem valer a locação de “Os Mensageiros”. Só esteja preparado para enfrentar uma revelação no mínimo ridícula.Excelente Domingo!

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s