Resenha Crítica | Aliens Vs. Predador 2 (2007)

Conhecidos como uma das mais cultuadas criaturas da ficção científica, Alien e Predador inauguraram, separadamente, duas bem-sucedidas franquias cinematográficas. O primeiro monstrengo surgiu na direção de Ridley Scott, então no seu segundo, e de longe o melhor, trabalho de longa-metragem. Com um sucesso que resultou em três novas seqüências, Alien tornou-se um marco que só despencou quando dirigido por um inseguro David Fincher em “Alien 3”. “Predador” também rendeu frutos nos dois capítulos do habilidoso alienígena, dada a sua primeira aparição em 1987 por John McTiernan e na seqüência de 1990 orquestrado por Stephen Hopkins. Em suma, as séries representam para o gênero ficção o que Freddy e Jason representam para o gênero horror. O embate entre eles no cinema, entretanto, não era uma certeza como o confronto assassino da máscara de hockey com o pesadelo materializado num homem com queimaduras e garras afiadas.

Acabou por acontecer, e já recebemos até mesmo uma continuação agora concebida pelos irmãos Strause, mestres na supervisão de efeitos especiais em filmes como “Æon Flux”, “Constantine”, “O Dia Depois de Amanhã”, “Titanic”, entre outros. O que de certa forma não importa, já que como diretores o profissionalismo com toda a certeza não é a mesmo. Aliás, até nos efeitos especiais a dupla não funciona, contando com uma fotografia que deve figurar entre as piores de todos os tempos, pois com a intenção de provocar pavor através de tons escuros acaba por resultar numa extrema falta de visibilidade de todos os personagens e de toda a ação.

A história que prossegue do exato ponto que encerrou a fita anterior, que não é de todo ruim (Paul W.S. Anderson só deixa de executar o seu trabalho quando temos por necessidade a sua presença), leva um Predador e vários Aliens (aí se justifica o “s” no título) para uma cidade chamada Gunnison, no Colorado. Quando parte para este cenário, os seres são relegados para dar espaço aos humanos, interpretados por atores nada conhecidos – só vem em mente a pequena Ariel Gade, de “Água Negra” – e nada talentosos. Morte aos montes, ácido espirrando por todos os cantos e portas escancaradas para uma possível continuação: o resultado de tudo isso é um insulto para qualquer espectador que um dia já acompanhou os monstros em outras aventuras.

Título Original: AVPR: Aliens vs Predator – Requiem
Ano de Produção: 2007
Direção: Colin Strause e Greg Strause
Roteiro: Shane Salerno, baseado no personagem “Alien” de Dan O’Bannon e Ronald Shusett e “Predador” de Jim Thomas e John Thomas
Elenco: Steven Pasquale, Reiko Aylesworth, John Ortiz, Johnny Lewis, Ariel Gade, Kristen Hager, David Paetkau e Chelah Horsdal

 

26 Comments

  1. Esses sim, literalmente não me agradam. Mas esse filme é o único que sempre fiquei curioso. Então concluo que talvez até goste um pouco. Mas devo esperar o dvd.Abraço!!!

    Curtir

    Responder

  2. Pedro, mesmo que tenha uma péssima experiência com algum filme, nunca deixei de recomendar para os amigos para que os mesmos tirem as próprias conclusões. Mas abro uma rara exceção com este “Aliens Vs. Predador 2” do qual nada, absolutamente nada, se salva.

    Curtir

    Responder

  3. Wally, se eu fosse você, este eu não veria nem em exibição na TV aberta. Só paguei pelo ingresso porque sou fã da franquia “Alien” e porque gostei um pouco do primeiro embate entre as criaturas.

    Curtir

    Responder

  4. Rogerio, e bota coragem nisto! Prometi a mim mesmo que depois desta marcante experiência nunca mais vou aos cinemas para ver qualquer coisa. Não ganhei o ingresso, mas ao menos eu paguei meia entrada.Excelente fim de semana!

    Curtir

    Responder

  5. A Reiko Aylesworth também é conhecida, Alex. Ela faz parte do elenco do seriado “24”.O trailer desse filme já é meio trash, mas eu juro que não esperava uma nota zero. 🙂

    Curtir

    Responder

  6. Kamila, o problema é que mal acompanho o seriado “24 Horas”…Mas sua interpretação é ridícula, tentando provocar ecos da Tenente Ripley que foi antologicamente interpretada pela grande Sigourney Weaver.

    Curtir

    Responder

  7. Confesso que tenho curiosidade de assistir, mesmo achando que tb não gostarei. Não sei, esses filmes têm um poder de atração sobre mim inexplicáveis, rsrs. Quem sabe quando sair em dvd?! Abraço!

    Curtir

    Responder

  8. Nota zero foi mesmo significante!!! Este filme ficou na minha cidade uma semana e eu andei me lamentando por alguns dias por ter perdido, mas depois de ouvir só críticas negativas, inclusive a sua agora, acho que nem o dvd eu pego mais!Abraço!

    Curtir

    Responder

  9. Vinícius, creio que de todas as resenhas postadas somente “Aliens Vs. Predador 2” atingiu o feito da nota. Acho a fita anterior super bacana. Ainda tenho que ver os dois episódios de “Predador”.

    Curtir

    Responder

  10. Bruno, até que você tem razão, já que por mais que o desastre esteja anunciado sempre acabamos curiosos para testemunhar com os próprios olhos se a catástrofe é tão grande assim.

    Curtir

    Responder

  11. Weiner, o engraçado é que o filme já está sumindo de circuito (deve ter pouquíssimas salas em disposição). Pelo comportamento da platéia ao término do filme, o filme tem sido um fiasco por aqui. Abraço!

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário