Resenha Crítica | Não Tenha Medo do Escuro (2010)

Não Tenha Medo do EscuroApós produzir os formidáveis “O Orfanato” e “Os Olhos de Júlia“, Guillermo del Toro consegue revelar o nome de outro novato, Troy Nixey, mas na indústria de cinema americano. Não há aqui um roteiro original e sim a adaptação de um horror televisivo produzido em 1973 e conhecido por aqui como “Criaturas da Noite”.

Sally (a notável Bailee Madison, de “Esposa de Mentirinha“) é uma criança visivelmente infeliz. Filha de pais separados, a pequena vai passar uma temporada com o pai (Guy Pearce) e a namorada dele, Kim (Katie Holmes) em uma mansão que será vendida após uma trabalhosa reforma. Nas primeiras noites no lugar, Sally passa a ouvir sons que sempre a chamam quando está só. A origem destas vozes está na lareira de um porão até então bloqueado e, como se espera, elas não sugerem boas intenções. Quem ou o que está por trás disto é o grande mistério da narrativa.

Mesmo ambientada nos dias atuais, praticamente todos os elementos de “Não Tenha Medo do Escuro” conspiram para torná-lo um horror à moda antiga. Em especial uma direção de arte que privilegia ambientes clássicos e sem a intromissão de objetos modernos (atentar tanto à biblioteca visitada por Kim quanto a Polaroid usada por Sally para poder registrar o que a atormenta). Essa atmosfera macabra garante momentos de gelar a espinha. Ainda assim, vendo o nome de Guillermo del Toro associado a um filme que trabalha uma perspectiva infantil similar àquela vista em “O Labirinto do Fauno” fica impossível não pensar que narrativamente “Não Tenha Medo do Escuro” deixa um pouco de frustração no ar. Talvez o apego ao medíocre roteiro originalmente escrito por Nigel McKeand não tenha favorecido totalmente esta mais recente empreitada do mexicano.

Título Original: Don’t Be Afraid of the Dark
Ano de Produção: 2010
Direção: Troy Nixey
Roteiro: Guillermo del Toro e Matthew Robbins, baseado no roteiro de “Criaturas da Noite”, escrito por Nigel McKeand
Elenco: Bailee Madison, Katie Holmes, Guy Pearce, Jack Thompson, Julia Blake, Alan Dale, Trudy Hellier, James Mackay, Edwina Ritchard e Garry McDonald

6 Comments

Deixe um comentário