Resenha Crítica | Cavalos e Homens (2013)

Cavalos e Homens | Hross í oss

Hross í oss, de Benedikt Erlingsson

.:: 38ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo ::.

Com uma carreira mais expressiva como ator, Benedikt Erlingsson teve papéis secundários em produções como “O Grande Chefe”, “Vulcão” e “O Riso da Gaivota”. Em sua estreia na direção de um longa-metragem, uma coprodução entre a Alemanha, Islândia e Noruega, conseguiu um feito impressionante: a indicação em quase 30 categorias de prêmios internacionais, garantindo 17 vitórias.

“Cavalos e Homens” acompanha um vilarejo com paisagens vastas com intenções claras: aproximar os seus personagens excêntricos dos inúmeros cavalos que andam pelos campos. Um dos papéis principais é Kolbeinn, interpretado por Ingvar Eggert Sigurðsson. Ele tem um grande apreço pela sua égua e galopar com ela costuma chamar a atenção dos vizinhos mais próximos, que os contemplam com binóculos.

O lado selvagem do animal parece se transportar para os seus criadores nos instantes em que algumas situações-limite se impõem. A primeira dela abate o próprio Kolbeinn. Acostumado a frequentar a casa de Solveig (Charlotte Bøving), viúva pela qual está interessado em se relacionar (mas sem a coragem de admitir), Kolbeinn se despede dela após mais um chá da tarde e participa de um episódio constrangedor: enquanto está montado em sua égua, o cavalo de Solveig consegue obstruir uma cerca para cruzar com ela.

Investindo em extremos que vão do humor presente no coito de animais e humanos até o sacrifício de cavalos, “Cavalos e Homens” não mescla com harmonia elementos tão destoantes e isola demais acontecimentos protagonizados por outros personagens, sendo o que envolve o turista espanhol Juan (Juan Camillo Roman Estrada) o único a de fato se sobressair. Benedikt Erlingsson se sairia melhor caso explorasse a tensão de viver em uma pequena comunidade, com cavalos a todo o momento ultrapassando campos demarcados para invadir a propriedade alheia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s