Resenha Crítica | Na Praia à Noite Sozinha (2017)

Bamui haebyun-eoseo honja, de Hong Sang-soo

.:: INDIE 2017 Festival Cinema ::.

A impressão que o cineasta coreano Hong Sang-soo faz sempre o mesmo filme persiste em “Na Praia à Noite Sozinha”, um dos seus mais recentes projetos em uma carreira que já dura há mais de 20 anos – “A Câmara de Claire” será exibido no Festival do Rio e ganhará lançamento comercial em breve pela Pandora Filmes. E a relação de “Na Praia à Noite Sozinha” não se dá somente com uma filmografia com 25 créditos, mas também consigo mesmo.

Ao menos na forma, este é superior a outras obras anteriores de Sang-soo, como “A Visitante Francesa”. E por falar no filme com Isabelle Huppert, há uma distinção sutil, pois enquanto em “A Visitante Francesa” temos um filme que se renova em seu próprio organismo, em “Na Praia à Noite Sozinha” os dois segmentos se revelam mais como uma continuidade um do outro do que necessariamente a outra face de uma mesma moeda.

A maravilhosa Kim Min-hee, musa de Sang-soo, vencedora aqui do prêmio de Melhor Atriz no Festival de Berlim e uma das protagonistas de “A Criada”, vive a inconsolável Young-hee. Primeiro, a vemos de passagem por Hamburgo, na Alemanha, para superar o fim de um relacionamento com um homem casado. Mais adiante, ela regressa à Gangneung, reencontrando amigos e se reconectando de algum modo com o ofício de atriz.

A tendência do realizador por planos longos e zooms por vezes canhestros não é abandonada em “Na Praia à Noite Sozinha”, ainda que desta vez esteja a serviço de contextos mais favoráveis, como as cenas de jantares reveladoras e tragicamente cômicas. São interações calorosas que causam um belo contraste com o isolamento de Young-hee na praia tingida pela melancolia de um céu nublado ou pelo escuro da sala de cinema.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s