Resenha Crítica | O Beijo no Asfalto (2017)

O Beijo no Asfalto, de Murilo Benício

.:: 41ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo ::.

Passam-se as gerações e Nelson Rodrigues parece fazer cada vez mais sentido dentro das críticas às convenções sempre tecidas em seus textos. “O Beijo no Asfalto” é um belo exemplo, até hoje encenado e atual em sua narrativa sobre o sensacionalismo da mídia, a brutalidade policial e o linchamento coletivo de reputações.

Já sem frescor é a nova adaptação para cinema, na qual Murilo Benício se apropria para fazer a sua estreia como diretor. Mais uma vaidade de quem sabe que tem grande influência em seu meio para montar uma equipe com um grande elenco, um diretor de fotografia como Walter Carvalho (o favorito dos veteranos e inexperientes) ou mesmo a voz potente de Ney Matogrosso para embalar um belo encerramento.

Um olhar particular para a encenação ou mesmo a criatividade de rever o texto para atualizá-lo definitivamente não há aqui. De diferente, está esse experimento de mesclar a encenação com trechos de uma mesa redonda de ensaios e discussões em que Murilo apenas faz corpo presente.

Por meio de uma confusão proposital do espaço cênico com o de um set de filmagens, acompanhamos a conhecida história de Arandir (Lázaro Ramos), flagrado beijando a boca de um outro homem atropelado por um lotação. O episódio virá capa de jornal e logo todos o ridicularizam e ameaçam, afetando diretamente o seu noivado com Selminha (Débora Falabella).

A insipidez, tão comum no cansaço de se ver histórias sendo recontadas da mesma forma, atinge aqui inclusive o elenco, com poucos efervescendo a tela. Stênio Garcia é de longe o mais notável como Aprígio, o sogro do protagonista, e, mesmo sentada e com as páginas de diálogos em mãos, Fernanda Montenegro é um monstro sagrado. Se não é de todo descartável, é porque sempre haverá na plateia o espectador que ao menos conseguirá com esse “O Beijo no Asfalto” o seu primeiro contato com o texto de Rodrigues.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s