Resenha Crítica | Antes Que Eu Me Esqueça (2017)

Antes Que Eu Me Esqueça, de Tiago Arakilian

.:: 41ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo ::.

Tem sido difícil, mas o cinema nacional às vezes consegue encontrar um equilíbrio entre o apelo popular e a assinatura autoral. A comédia dramática “Antes Que Eu Me Esqueça” tem algumas das características que tornam o nosso humor tão atrativo, mas o diretor Tiago Arakilian, a partir do roteiro de Luisa Parnes, aos poucos vai comprovando que tem um pouco mais a oferecer além dos risos.

Na premissa, o personagem de José de Abreu, Polidoro, entrou na fase dos 80 anos decidido não somente a abdicar da aposentadoria após anos atuando como juiz, como a de deixar os outros a entender que está com a sanidade um tanto comprometida ao virar sócio de uma boate de strip-tease. Isso faz com o que a sua filha Beatriz (Letícia Isnard), o interdite  judicialmente, restando a Paulo (Danton Mello), o outro filho, a ter uma atitude mais ativa no impasse quando é obrigado a acompanhar Polidoro em suas aventuras.

De algum modo, o texto inevitavelmente faz referência às nossas famosas chanchadas, a cada instante inserindo uma piada de duplo sentido e defendendo o sexo como uma necessidade básica do ser humano. Funciona aqui, especialmente pelo resgate de uma tradição que cai muito bem em tempos tão pudicos.

Mas há algo sério sendo simultaneamente trabalhado, mudando o tom de “Antes Que Eu Me Esqueça” ao ponto de levantar um debate delicado: o do modo como os filhos rejeitam os seus pais quando estes atingem uma idade avançada, geralmente sendo esquecidos na solidão ou em casas de repouso. Inevitável sair da sala de cinema sem repensar na atenção que reservamos aos nossos velhos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s