Resenha Crítica | Marlina, Assassina em Quatro Atos (2017)

Marlina the Murderer in Four Acts, de Mouly Surya

.:: 41ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo ::.

Uma das pautas centrais da nossa contemporaneidade, o abuso contra a mulher está também em discussão intensa na sétima arte, inclusive nas cinematografias mais particulares. O indonésio “Marlina, Assassina em Quatro Atos”, que tem coprodução com a França, Malásia e Tailândia, encena o limite que atinge uma vítima da constante violência dos homens.

Como bem antecipa o titulo, a vingança de Marlina (Marsha Timothy), uma mulher viúva, será dividida em quatro capítulos, a começar pela execução do homem que a sequestrou e a estuprou inúmeras vezes e da gangue que o bajula até a peregrinação que inaugura com a cabeça de seu algoz, levando-a primeiro para o desejo de confissão e depois ao regresso forçado.

Com uma promessa de estilização, bem característica em narrativas pensadas e organizadas em capítulos, “Marlina, Assassina em Quatro Atos” se mostra até mesmo contido neste aspecto. As decapitações estão bem distantes dos barris de sangue de um “Kill Bill” e a música instrumental excelente da dupla Yudhi Arfani e Zeke Khaseli tem como função apenas enfatizar a tensão em determinados enfrentamentos com o risco. Somente os toques de humor soam um tanto deslocados da proposta central.

É válida também o interesse da diretora Mouly Surya, que também coassina o roteiro, em levar para o centro uma personagem secundária, Novi (Dea Panendra). Grávida que demora a dar a luz, ela também é vista em um contexto de abuso, constantemente humilhada por um marido que a acusa de infidelidade com insultos. Duas amigas que, unidas, enfrentam com os recursos em mãos a sobrevivência em um território sem lei.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s