Resenha Crítica | Torquato Neto: Todas As Horas do Fim (2017)

Torquato Neto: Todas As Horas do Fim, de Eduardo Ades e Marcus Fernando

Durante os 28 anos que viveu, Torquato Pereira de Araújo Neto se desdobrou em um sem número de afazeres artísticos. Foi jornalista, letrista, poeta, ator, diretor e tantas outras coisas que a sua subversão autorizava. Mesmo assim, pode ser um nome não reconhecido de imediato para quem conhece apenas a superfície de algumas vanguardas, como a Tropicália e o Cinema de Invenção.

A razão para isso é um pouco justificável. Mesmo com toda a obra disponível dentro de todas essas expressões artísticas, quase nada há de Torquato Neto por ele mesmo. Isso é essencial para determinar o modo como Eduardo Ades e Marcus Fernando (este mais conhecido pela sua atuação como produtor musical) criam a narrativa de “Torquato Neto: Todas As Horas do Fim”.

.

Como o próprio documentário aponta a certa altura, uma breve entrevista constou na pesquisa da dupla como o único registro audiovisual de Torquato Neto. Restou reconstruí-lo com a música, com as aparições no cinema, as poesias, as cartas pessoais. Há também as declarações somente sonoras de nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé e Ivan Cardoso, assim como a narração de Jesuíta Barbosa.

A forma que “Torquato Neto: Todas As Horas do Fim” assim assume poderá causar reações diversas. Por um lado, comprova especialmente o talento do montador João Felipe Freitas em estabelecer rimas. Por outro, a estrutura similar a de uma colagem, de ressignificar todo um material de arquivo, é plano por demais, sem picos emocionais. Vale o esforço em dar luz à uma figura que merece ser descoberta ou rediscutida.

.

+ sobre Torquato Neto

Torquato Neto – Essencial

Ítalo Moriconi (Organização)

Autêntica Editora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s