44º Festival Sesc Melhores Filmes Divulga Vencedores e Programação

Aconteceu nesta quarta-feira, 4 de abril, a cerimônia dos vencedores do 44º Festival Sesc Melhores Filmes, o mais antigo de São Paulo. Desde a sua concepção, dá espaço para o público e a crítica apontarem os seus favoritos do ano no cinema em 11 categorias, sendo sete nacionais e quatro internacionais.

Dois filmes se destacaram nas categorias nacionais. “A Glória e a Graça” recebeu quatro menções do público, nas categorias de Melhor Filme,  Melhor Roteiro, Melhor Atriz e Melhor Fotografia. Drama com toques descontraídos, levou aproximadamente 10 anos para ser produzido, chegando aos cinemas graças aos esforços de Carolina Ferraz ao assumir também o papel de produtora.

Já a crítica enalteceu “Como Nossos Pais“, vencedor em Melhor Filme, Melhor Atriz (para Clarisse Abujamra e Maria Ribeiro, marcando o primeiro empate da história do festival) e Melhor Roteiro. As escolhas do voto popular e do especializado só bateram na categoria de Melhor Direção, na qual foi premiado o trabalho da cineasta Eliane Caffé por “Era o Hotel Cambridge”.

Já nas categorias estrangeiras, foi também na categoria de Melhor Direção que o vencedor coincidiu. Diretor de “Moonlight: Sob a Luz do Luar“, Barry Jenkins foi quem teve a preferência dos votos. Um sopro de ar fresco as escolhas tanto do público quanto da crítica nas interpretações: o primeiro grupo selecionou Adèle Haenel (“A Garota Desconhecida“) e Ashton Sanders (que vive o protagonista na fase adolescente em “Moonlight: Sob a Luz do Luar”), enquanto o segundo preferiu Sandra Hüller (“Toni Erdmann“) e James McAvoy (“Fragmentado“).

Além da soberania de “A Glória e a Graça”, há de se questionar outras duas escolhas do voto popular: a presença de Daniel Furlan como Melhor Ator pelo péssimo “La Vingança” e a vitória de “Arpilleras: Atingidas Por Barragens Bordando a Resistência” em Melhor Documentário, título lançado em outubro de 2017 visto por quase ninguém e surpreendentemente aquele que mais foi escolhido entre os mais de 11 mil votos coletados. Organização de coletivos para a participação em massa na votação?

Conheça os vencedores:

CATEGORIA

PÚBLICO

CRÍTICA

FILME BRASILEIRO

A Glória e a Graça

Como Nossos Pais

DIRETOR
BRASILEIRO

Eliane Caffé
Era o Hotel Cambridge

Eliane Caffé
Era o Hotel Cambridge

ATRIZ
BRASILEIRA

Carolina Ferraz
A Glória e a Graça

Clarisse Abujamra & Maria Ribeiro
Como Nossos Pais

ATOR
BRASILEIRO

Daniel Furlan
La Vingança

Nelson Xavier
Comeback

FOTOGRAFIA
BRASILEIRA

Gustavo Hadba
A Glória e a Graça

Pierre de Kerchove
Joaquim

ROTEIRO BRASILEIRO

Lusa Silvestre & Mikael Albuquerque
A Glória e a Graça

Laís Bodanzky & Luis Bolognesi
Como Nossos Pais

DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO

Arpilleras: Atingidas Por Barragens Bordando a Resistência

Martírio

FILME INTERNACIONAL

Com Amor, Van Gogh

Corra!

DIRETOR INTERNACIONAL

Barry Jenkins
Moonlingt: Sob a Luz do Luar

Barry Jenkins
Moonlingt: Sob a Luz do Luar

ATRIZ
INTERNACIONAL

Adèle Haenel
A Garota Desconhecida

Sandra Hüller
Toni Erdmann

ATOR
INTERNACIONAL

Ashton Sanders
Moonlingt: Sob a Luz do Luar

James McAvoy
Fragmentado

.

A programação do 44º Festival Sesc Melhores Filmes, incluindo exibições especiais e atividades relacionadas, pode ser consultada aqui. Os ingressos custam até R$ 12 e todas as sessões contarão com audiodescrição e legendas open caption, recursos para incluir espectadores com deficiências visual e auditiva na experiência de cinema.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s