Resenha Crítica | Quase Memória (2016)

Quase Memória, de Ruy Guerra

Mesmo que “Quase Memória” seja mais um filme a comprovar o gravíssimo problema atual do cinema nacional do largo intervalo que se estabelece muitas vezes entre a finalização e o lançamento comercial de um projeto, essa mais recente obra assinada pelo veterano Ruy Guerra (a sua primeira desde “O Veneno da Madrugada”, de 2005) chega até nós em um momento oportuno. Falecido em janeiro deste ano, o escritor Carlos Heitor Cony tem aqui o seu romance homônimo de 1995 adaptado, à época um sucesso com quase 500 mil exemplares vendidos.

Um sapo solitário em um pântano com devaneios narrados pelo próprio Ruy Guerra serve de elemento introdutório ao drama vivido por Carlos, o qual acompanharemos em conflito consigo em sua versão jovem e idosa, respectivamente vividas por Charles Fricks e Tony Ramos. Enquanto buscam decifrar qual deles existe e qual vem a ser idealizado, flashbacks com Ernesto (João Miguel), o pai de Carlos, são encenados.

Ruy Guerra está claramente tocando “Quase Memória” com um baixo orçamento, buscando em soluções criativas um meio de não se conformar com os limites do cenário, ora dando uma sensação de amplitude com planos holandeses, ora investindo em uma mise-en-scène em que os atores são banhados com uma iluminação que se transmuta no ato.

Mesmo assim, não há como pensar que a adaptação talvez tivesse melhor destino no tablado do teatro. É como se as reflexões sobre o modo como nos relacionamos com o nosso passado e o que a nossa memória nos autoriza a reter no curso de nossa existência fossem arranhada pela adoção de um texto engessado e pela orientação a João Miguel e Mariana Ximenes em adotar desempenhos intencionalmente histriônicos.

,

+ Entrevista com o diretor Ruy Guerra
+ Entrevista com o ator Tony Ramos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s