Resenha Crítica | 1945 (2017)

1945, de Ferenc Török

.:: 41ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo ::.

Existia uma máxima em Hollywood de que as produções com histórias ambientadas na Segunda Guerra Mundial automaticamente ganhavam o clamor não somente do público, quanto também dos integrantes de importantes comitês de premiações de cinema. Os americanos esgotaram a fonte de possibilidades, mas os estrangeiros seguem encontrando narrativas de interesse para rediscutir um episódio obscuro na história recente da humanidade.

O diretor e roteirista Ferenc Török se volta em “1945” para um contexto pouco explorado na ficção: o período em que o domínio nazista se enfraquecia. Na Hungria aqui registrada, estamos precisamente em agosto de 1945, um mês antes do fim da guerra. Com isso, faz um drama muito mais interessado em flagrar a moralidade de seus personagens do que necessariamente ao conflito armado.

Em um panorama com inúmeros personagens, as lentes de Török se voltam inicialmente para um evento que move o vilarejo que todos habitam, sendo os preparativos para o casamento de Árpád (Bence Tasnádi) e Kisrózsi (Dora Sztarenki). A naturalidade com a qual a união está prestes a ser celada é arranhada com a presença de dois judeus ortodoxos, que são pai e filho (interpretados por Ivan Angelus e Marcell Nagy).

A partir disso, “1945” começa a se aprofundar na dinâmica privada dos personagens que orbitam nesse ambiente, deflagrando mentiras, traições e perversidades até então invisíveis. A condução é quase a mesma de “A Fita Branca”, da adoção da fotografia em preto e branco de Elemér Ragályi (vencedor do Emmy pelo telefilme da HBO “Rasputin”) até de uma frieza que impossibilita um mínimo de envolvimento emocional.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s