Resenha Crítica | Pagliacci (2018)

Pagliacci, de Chico Gomes, Julio Hey, Luiz Villaça, Luiza Villaça e Pedro Moscalcoff

Exibido nos cinemas ano passado, a ficção “Os Pobres Diabos” partiu de um tom cômico para ao final trazer uma triste constatação sobre a arte do palhaço, hoje distante do velho modelo que gerações passadas conheciam e prestigiavam das itinerâncias. Hoje, parece não existir mais o espaço público para esse exercício do fazer rir, com as companhias confinadas no tablado do teatro para espetáculos destinados a uma audiência que se reduziu.

Uma das figuras de maior interesse do documentário “Pagliacci”, o artista Fernando Sampaio concebeu junto com Domingos Montagner (falecido em setembro de 2016) e a esposa deste, Luciana Lima, a companhia LaMínima, em atividade desde 1997. Toma a tela um histórico de realizações moldado a partir de imagens de arquivo, bem como depoimentos dos mais importantes nomes que definem o que é ser um palhaço e as crises hoje atravessadas.

.

.

Carla Candiotto, Erica Stoppel, Fernando Cavarozzi e Marcelo Lujan são algumas das figuras entrevistas, mas é Alice Viveiros de Castro quem compartilha as impressões mais oportunas sobre o tema, como a de considerar o artista caracterizado como o palhaço um meio possível para o público rir de si mesmo. Já Fernando Sampaio é quem assume o protagonismo de estripulias criadas muitas vezes nos ensaios.

Porém, ainda que o documentário seja válido principalmente como uma homenagem a esses artistas, há certa desordem no modo como a narrativa vai se construindo. Talvez seja as divergências inevitáveis em um projeto com tantos nomes assinando a sua condução, evidentes na mudança abrupta de temas debatidos ou mesmo em autorias visuais (há sequências completas de ensaios fotografadas sem foco). Admiradores ou não de Domingos Montagner devem se emocionar com o seu maravilhoso monólogo que fecha “Pagliacci”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s