Resenha Crítica | Diário da Minha Cabeça (2018)

Journal de ma tête, de Ursula Meier

.:: 7º Panorama do Cinema Suíço Contemporâneo ::.

Como um bom filme com somente 70 minutos de duração, “Diário da Minha Cabeça” já lança grande parte de suas cartas em seu prólogo. Após o que soa como uma tentativa de assalto que resulta frustrada, descobrimos que o jovem Benjamin Feller (Kacey Mottet Klein), na realidade, havia cometido previamente um crime bárbaro: o assassinato de seus pais.

Porém, o que o roteiro da diretora Ursula Meier, que conta com a parceria de Antoine Jaccoud, revela é o interesse por uma personagem secundária na vida de Benjamin. Trata-se da sua professora de francês. Esther Fontanel (Fanny Ardant), para quem direciona um diário repleto de confissões.

Aos poucos, vamos compreendendo superficialmente como era a dinâmica do jovem assassino com os seus pais, mas a câmera está concentrada quase integralmente em Esther. O que Benjamin viu de tão especial ao ponto de considerá-la sua única confidente? Houve algo em sua didática que despertou os instintos mais irracionais no rapaz? Esther deve carregar o peso de assumir o papel de uma espécie de guardiã para ele.

Ursula Meier já havia extraído grandes desempenhos de Isabelle Huppert em “Home” e de Léa Seydoux em “Minha Irmã”. Desta vez, é a vez de Fanny Ardant brilhar, vista aqui um pouco longe do perfil glamouroso em que estamos habituados a prestigiar em seus trabalhos mais recentes. A sua Esther é os olhos do público, assumindo posturas coerentes dentro da encruzilhada em que é inserida a contragosto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s