Resenha Crítica | Desobediência (2017)

Disobedience, de Sebastián Lelio

Premiada ano passado pelo livro “O Poder”, a escritora britânica Naomi Alderman escreveu “Desobediência” quando ainda se aproximava dos 30 anos. Trata-se de uma curiosidade pertinente para a avaliação da história, atual em seu diagnóstico de uma geração intermediária presa em paradigmas ao mesmo tempo em que tenta se libertar deles.

A fotógrafa Ronit (Rachel Weisz) vive em Nova York e, já no prólogo, é notificada sobre o falecimento de seu pai (Anton Lesser), um rabino do subúrbio londrino de Hendon. Ao chegar no lar em que passou a maior parte de sua vida, nota uma hostilidade velada daqueles que a conhecem, como se algo de sua personalidade ofendesse aquela comunidade judaica.

O diretor chileno Sebastián Lelio, que acabou de levar o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro por “Uma Mulher Fantástica“, não tem pressa na condução de “Desobediência”, reconectando Ronit com duas figuras emblemáticas de seu passado. São Esti (Rachel McAdams, em uma interpretação que merece ser lembrada na temporada de premiações) e Dovid (Alessandro Nivola), melhores amigos da juventude de Ronit e hoje casados.

Quem assistir ao filme mesmo blindado pelos spoilers, já identificará por qualquer material promocional que Ronit e Esti tiveram um passado romântico. A tensão sexual entre essas duas mulheres pauta o desenvolvimento de uma narrativa conduzida com muita sensibilidade por Lelio – a Love Song do The Cure é toda ressignificada aqui.

É bem verdade que as resoluções podem soar brandas para um contexto implacável para aqueles que ousam infringi-la. Entretanto, a reflexão praticada em “Desobediência” não existe para a contestação de uma crença, mas sim como ela está e deve ser remodelada para a realidade que se vive em pleno século XXI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s