Resenha Crítica | Tudo é Irrelevante, Helio Jaguaribe (2017)

Tudo é Irrelevante, Helio Jaguaribe, de Izabel Jaguaribe e Ernesto Baldan

Hoje com 95 anos, Helio Jaguaribe desafiou o conservadorismo e censura de sua época propondo por meio da escrita e da presença em instituições de ensino debates que avaliavam não apenas a evolução humana, como também o contexto político que ali viviam. Trata-se de um intelectual querido tanto por seus pares quanto por nomes públicos que exercem outras atividades, como mostra o documentário “Tudo é Irrelevante, Helio Jaguaribe”.

Filha de Helio, Izabel Jaguaribe assume a responsabilidade de dirigir a realização, buscando às vezes um passo de distância seguro e estabelecido após uma carreira com o envolvimento em outros projetos, de comerciais a séries televisivas. Além do mais, encontra em Ernesto Baldan aquela segunda perspectiva que dita a estética de seu registro e que aqui se apresenta como codiretor.

Personalidades como Antonio Cícero, Fernando Henrique Cardoso, Marcus Azambuja, Maria Alice Rezende de Carvalho e Sérgio Paulo Rouanet são algumas a darem depoimentos, mas não necessariamente sobre Helio Jaguaribe, mas sim sobre questões que tanto refletiu ao longo de sua vida. No clima filosófico, há a narração de Fernanda Montenegro como quebra, embora ela também surja em cena para falar brevemente sobre o ofício do ator em sua origem no teatro da Grécia Antiga.

Mesmo com o inegável fascínio pela figura em destaque e de um prólogo dedicado a exibir as suas interessantes impressões sobre a falta de sentido do universo e da concepção humana, o documentário imediatamente sucumbe a um formato extremamente tradicional, mesmo com as intervenções visuais. Faltou também se atentar a questões mais contemporâneas, o que certamente ampliaria a curiosidade de iniciados por Helio Jaguaribe.

.

+ Entrevista com a diretora Izabel Jaguaribe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s