Resenha Crítica | As Quatro Irmãs (2018)

As Quatro Irmãs, de Evaldo Mocarzel

.:: 42ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo ::.

É impossível não amar Vera Holtz. Hoje uma atriz veterana com uma série de papéis marcantes na tevê e no teatro e com uma presença que volta a ficar mais constante no cinema, Holtz é também aquela que encontrou nas redes sociais uma plataforma para expor um trabalho de performance que talvez seja o mais interessante já feito por qualquer outro artista brasileiro. Isso sem dizer a mulher afável que é pessoalmente.

Por tudo isso, merece um espaço todo seu como o centro das atenções de um documentário ditado por experiências particulares vividas em Tatuí, cidade na qual nasceu em agosto de 1953. Porém, preferiu se reunir com Evaldo Mocarzel (de “Do Luto à Luta”) propondo uma realização um pouco distante das formalidades do formato.

.

Entrevista com Vera Holtz e Evaldo Mocarzel sobre o documentário “As Quatro Irmãs”

.

Em “As Quatro Irmãs”, Holtz se reencontra com as suas irmãs Maria Teresa, Rosa Cristina e Regina Maria não na função de depoentes de suas próprias histórias e sim como mulheres que emulam as atividades que praticavam juntas na infância e adolescência antes que cada uma encontrasse o seu próprio rumo. Há desde a conversa na mesa da cozinha enquanto fazem bordados em panos de prato até a reunião na sala de estar para tocar piano.

Para as quebras desse cotidiano, Mocarzel intervém com características oriundas da ficção, como os textos recitados por Holtz e as tomadas na praia que evocam uma estética particular. A se lamentar que as irmãs de Holtz, que não são atrizes, não tenham mais espaço para que as suas falas também assumam algum protagonismo no registro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s