Resenha Crítica | Filme Ensaio (2018)

Filme Ensaio, de Maria Flor

.:: 42ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo ::.

Uma das razões da fascinação do público com o trabalho de um ator é a maneira mágica como compreende e dá vida a um indivíduo ou figura notória que a princípio em nada se relaciona com o seu corpo e a sua alma. Fica ocultado para nós todo o processo para incorporar um papel, restando o acesso ao resultado final de algo outrora fragmentado.

A atriz Maria Flor tem aproximadamente 15 anos de carreira e ainda assim pareceu curiosa com a sua própria arte. O documentário “Filme Ensaio” vem assim como a sua investigação, assumindo pela primeira vez no cinema a posição de cineasta depois de codirigir com Márcia Leite todos os 13 episódios de “Só Garotas”, seriado de 2014 exibido no canal Multishow.

Foi inclusive em 2014 que “Filme Ensaio” entrou em gestação. Há quatro anos, o trio de atrizes Andrea Beltrão, Malu Galli e Mariana Lima começou as reuniões de ensaio para o espetáculo “Nômades”. A intenção do texto era encenar no palco uma entrevista improvisada. Claro que de espontâneo foi somente o processo criativo, em que possibilidades foram surgindo a partir da vivência entre três grandes atrizes.

.

Entrevista com a diretora Maria Flor sobre “Filme Ensaio”

.

Maria Flor defende “Filme Ensaio” como uma obra honesta. Talvez seja até demais. Apaixonados pela atuação ou estudantes de teatro encontrarão um prato cheio a ser saboreado. De sobremesa, há ainda parte dos instantes finais dedicados exclusivamente para Andrea, Malu e Mariana contarem sobre a rica conexão que buscam estabelecer com a plateia.

Para os demais, a sensação é de que Maria talvez devesse ir além da observação, pois explora poucas possibilidades estéticas e narrativas em um templo de preparação extremamente limitado. É notório como organiza em um pouco mais de uma hora um material bruto que totalizou mais de 100 horas de captação, mas há um abuso inclusive no uso da sua narração em off para dar forma a algo que soará incompleto ao fim.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s