Resenha Crítica | Com a Palavra, Arnaldo Antunes (2018)

Com a Palavra, Arnaldo Antunes, de Marcelo Machado

.:: 42ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo ::.

Hoje com 58 anos, Arnaldo Antunes é um artista que acumula êxitos além do campo musical, pelo qual se notabilizou no início dos anos 1980 como integrante do “Titãs”. Além do lançamento de seis álbuns com o grupo e mais de uma dezena em carreira solo, o paulistano é também escritor, artista visual e performer.
 
É uma figura que ainda tem muito chão pela frente para exercer plenamente a sua arte, mas Marcelo Machado decidiu que este é um momento perfeito para prestar tributo com o documentário “Com a Palavra, Arnaldo Antunes”. Isolado em uma propriedade no meio do nada, é Arnaldo quem fala sobre si mesmo a partir de um roteiro que traça uma linha do tempo completa sem a presença de qualquer outro depoente.
 
A escolha, como sempre, torna óbvios os prós e contras da realização. Como aspectos positivos, temos um biografado muito aberto sobre a sua própria vida artística, revendo e comentando o seu arquivo pessoal. Trata inclusive com muita honestidade sobre o fracasso de “Nome”, um projeto multimídia pioneiro com o lançamento em pacote composto por vinil, CD, livro e VHS.
 
Por outro lado, falta o elemento de fora para compartilhar as vivências de Arnaldo Antunes, que aproximem do público o homem junto com o artista. Marcelo Machado está aqui mais no papel de amigo do que de diretor, não se interessando em abordar qualquer aspecto que não seja o de uma trajetória já conhecida por fãs de cor e salteado.
.

+ Entrevista com Marcelo Machado, diretor do documentário “Com a Palavra, Arnaldo Antunes”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s