45º Festival Sesc Melhores Filmes Divulga Vencedores e Programação

Nesta quarta-feira, 10 de abril, aconteceu no CineSesc a cerimônia dos vencedores do 45º Festival Sesc Melhores Filmes, a mais antiga premiação de cinema em São Paulo. Desde a sua concepção, dá espaço para o público e a crítica apontarem os seus favoritos do ano no cinema em 11 categorias, sendo sete nacionais e quatro internacionais. Além do encontro que cede o púlpito para discursos e agradecimentos, os vencedores e destaques dessa eleição artística compõem uma programação aos moldes de retrospectiva do que de melhor o nosso circuito exibidor ofertou em 2018.

Como o resultado a seguir demonstra, público e crítica tiveram os seus queridinhos, que receberam mais de uma vitória, um grande feito dentro de uma lista com centenas de títulos elegíveis. O voto popular favoreceu “O Beijo no Asfalto“, estreia do ator Murilo Benício na direção de longas-metragens. Das seis categorias nacionais em que poderia obter prêmios, a obra marcou placar em cinco. A que restou, Melhor Ator, foi preenchida justamente por Murilo, que teve a sua interpretação visceral em “O Animal Cordial” merecidamente reconhecida, mesmo com uma passagem discreta pelos cinemas (vendeu aproximadamente 6 mil ingressos). Já a imprensa votou com força em “Arábia“, vitorioso em três categorias: Filme, Diretor (representada pela dupla Affonso Uchôa e João Dumas) e Ator (Aristides de Sousa).

Correspondência maior entre as duas classes de votantes de viu mais nas categorias estrangeiras, nas quais público e crítica concordaram que “Roma” é Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Diretor de 2018. Nomes fortes nas duas últimas temporadas de premiações, Yalitza Aparicio, Frances McDormand, John David Washington e Daniel Day-Lewis também foram enaltecidos no 45º Festival Sesc Melhores Filmes nas categorias de interpretação.

Por fim, Melhor Documentário pelas duas classes votantes, “O Processo” gerou o momento mais temperado da cerimônia. Representando a cineasta Maria Augusta Ramos, a montadora Karen Akerman exibiu em seu echarpe a frase “Lula Livre”, não somente tirando reações calorosas dos presentes, como também discursos contrários de ao menos dois presentes, algo raro em manifestações pró-Governo PT.

Conheça os vencedores:

CATEGORIA

PÚBLICO

CRÍTICA

FILME BRASILEIRO

O Beijo no Asfalto

Arábia

DIRETOR
BRASILEIRO

Murilo Benício
O Beijo no Asfalto

Affonso Uchôa & João Dumas
Arábia

ATRIZ
BRASILEIRA

Débora Falabella
O Beijo no Asfalto

Karine Teles
Benzinho

ATOR
BRASILEIRO

Murilo Benício
O Animal Cordial

Aristides de Sousa
Arábia

FOTOGRAFIA
BRASILEIRA

Walter Carvalho
O Beijo no Asfalto

Rui Poças
As Boas Maneiras

ROTEIRO BRASILEIRO

Murilo Benício
O Beijo no Asfalto

Gustavo Pizzi & Karine Teles
Benzinho

DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO

O Processo

O Processo

FILME INTERNACIONAL

Roma

Roma

DIRETOR INTERNACIONAL

Alfonso Cuarón
Roma

Alfonso Cuarón
Roma

ATRIZ
INTERNACIONAL

Yalitza Aparicio
Roma

Frances McDormand
Três Anúncios Para Um Crime

ATOR
INTERNACIONAL

John David Washington
Infiltrado na Klan

Daniel Day-Lewis
Trama Fantasma

 

MENÇÃO HONROSA – PÚBLICO

Daniela Demesa & Marco Graf
Roma

.

A programação do 45º Festival Sesc Melhores Filmes, incluindo exibições especiais de clássicos restaurados como “Ran”, “O Último Imperador” e “Bye, Bye, Brasil”, e atividades relacionadas, pode ser consultada aqui. Os ingressos custam até R$ 12. A novidade desta edição é que a programação será estendida para além do CineSesc, com exibições nas unidades Sesc Belenzinho, Campo Limpo, Interlagos, Santana e Parque Dom Pedro II. De 1º de maio a 8 de junho, uma seleção de filmes terá itinerância em cidades do interior e Grande São Paulo, nos Sesc Birigui, Registro, Guarulhos, Catanduva, Santo André e Bertioga.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s