Resenha Crítica | Auto de Resistência (2018)

Auto de Resistência, de Natasha Neri e Lula Carvalho

Um dos maiores descasos do Brasil é cometido com a comunidade negra que habita as favelas e periferias do país, automaticamente estigmatizada como criminosa quando vítima da intervenção policial criminosa. Estima-se que mais de 1300 indivíduos foram mortos apenas no Rio de Janeiro em 2017, muitos inocentes baleados sob a alegação de auto de resistência, como se denomina a legítima defesa.

Essa realidade foi tema de longa pesquisa realizada por Natasha Neri como universitária e agora é convertido em documentário em que a direção é compartilhada com o seu marido Lula Carvalho, o diretor de fotografia de José Padilha. E aqui há um envolvimento além das estatísticas, apostando em uma proximidade com as mães ainda enlutadas em busca de justiça.

Como Ana Paula de Oliveira, que em 2014 teve o seu filho, Johnata Oliveira, morto com um tiro nas costas após visitar a avó e se despedir da namorada. E Janaina Mattos Alves, que revive em protestos a memória de Jhonata Dalber Mattos Alves, seu filho de 16 anos baleado na cabeça enquanto estava na rua para comprar um saco de pipoca.

.

Entrevista com a diretora de “Auto de Resistência” Natasha Neri

.

Além dos registros das manifestações e de policiais sendo julgados, uma exceção em uma realidade em que 98% dos casos de auto de resistência sequer vão a tribunal, o documentário reforça o seu teor de denúncia expondo imagens de arquivo por vezes aterradoras. Os vídeos amadores cobrem desde tiroteios até cenas dos crimes sendo manipuladas por agentes.

Trata-se de um filme não apenas oportuno em um tempo em que os autos de resistência atingem números recordes, como também para contribuir aos debates sobre a violência policial com a falta de resolução quanto a execução em 14 de março deste ano de Marielle Franco. Inclusive, a vereadora é uma das figuras a surgir nas imagens, advogando por mães sem os seus filhos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s